LIBERTAR A CRIATIVIDADE É:

1- Ser um caminhante nas trajetórias do próprio ser.
2- É fazer coisas fora da agenda.
3- Superar a rotina e construir um oásis no deserto do tédio.
4- Abrir as janelas da inteligência para fazer novas descobertas.
5- Pensar em outras possibilidades. Libertar a imaginação.
6- Arejar a emoção e encantar a sim mesmo.
7- Surpreender positivamente as pessoas que o rodeiam. Ter gestos nunca tidos.
8- Elogiar quem amamos. Penetrar no mundo deles, conhecer seus sonhos, suas alegrias, seus temores.
9- Dançar a valsa da vida com a mente livre.
10- Fazer da vida uma grande aventura.

A Sufocante Rotina

Cada vez mais vivemos numa rotina sufocante. Levantamos da mesma maneira, reclamamos dos mesmos problemas, cumprimentamos as pessoas da mesma forma, corrigimos os filhos, alunos e colegas de trabalho com os mesmos jargões, andamos pela mesma rua, possuímos os mesmos desejos. Enfim, dançamos a valsa da vida com as duas pernas engessadas.
A rotina engessa e massacra seu prazer. Ela não nos deixa aquietar, relaxar, criar, romper sua agenda.

- Muitos trabalham durante anos no mesmo ambiente e nunca surpreendem seus colegas de trabalho. Não sorriem, cumprimentam ou abraçam de modo diferente. São formais. Precisam de emoção, mas não sabem surpreender. Esse comportamento rígido afeta não apenas as relações sociais, mas também, o desempenho profissional.
- Para dar soluções ao mundo globalizado é necessário ser flexível, versátil, abrir o leque da inteligência. Raramente as pessoas saem da rotina. Não há como romper o individualismo sem libertar a criatividade afetiva.
- Se os pais não surpreenderam seus filhos, não os valorizarem, não conhecerem seus sonhos, não os encorajarem nas suas falhas, não disserem que acreditam neles apesar dos seus erros, certamente não desenharão uma imagem excelente nos solos da memória deles.
- Quem desde a sua infância, não liberta sua criatividade e faz coisas fora da agenda cria mecanismos viciados de transformação da energia psíquica. Pode desenvolver idéias e, às vezes, comportamentos repetitivos. Em outras palavras, pode viver cheio de manias.

Nenhum comentário: